GOOGLE PESQUISA

Google

Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Use melhor suas tag


Como usar melhor as TAGs e o BlogBlogs - Dicas para melhorar o seu blog



--------------------------------------------------------------------------------

Antes de mais nada um Super 2008 para vocês!!!

Bom, este é o primeiro de uma série de posts educativos para os blogueiros que ainda não usam todo o potencial de seus blogs e do BlogBlogs. Serão algumas dicas rápidas sobre como usar as tags, os widgets do blogblogs, como garantir que seu blogs está sendo indexado, etc. Hoje será o dia das tags...

Vamos lá...

O que são as TAGs e para que elas servem
As tags (ou rótulos, ou etiquetas) são como palavras-chave que caracterizam o conteúdo de um post (ou artigo) de um blog. Elas ajudam os leitores e os sistemas de agregação (e indexação, e busca) de conteúdo a saber quais os assuntos principais do artigo. Bom, isto é importante quando os usuários querem acompanhar determinados temas na blogosfera. Por exemplo: se alguém quer saber todos os posts sobre o BBB8 ele pode simplesmente procurar por todos os posts que contenham a tag bbb8 em agregadores com o BlogBlogs, o Technorati e até mesmo dentro de um determinado blog.

Legal, mas como escolher adequadamente as tags para seu post e como fazer com que seu blog tenha tags que sejam entendidas pelos sistemas de indexação?

Vamos por partes...

Escolhendo as TAGs para os seus posts
A regra dourada para a escolha de tags é:

Escolha tags que realmente descrevam o conteúdo de seu post e evite as tags muito genéricas.

Bom, quanto mais específica for a tag que você escolher, mais provável é de que seu post apareça numa busca por posts com aquela tag. Claro, as pessoas procuram por coisas específicas como BBB8, Apple e iPhone; e não por temas genéricos como Notícias, Novidades, Internet e Brazil.

Bom, não tem muito mal em usar algumas tags genéricas em seus posts (até como maneiras de categorizar os assuntos em seu blog), mas usar somente elas é péssimo, seus posts caem na vala comum e dificilmente serão bem posicionados nas páginas de resultados.

Colocando TAGs em seus posts
É bem simples colocar tags em seus posts e isto pode ser feito de várias maneiras.

Usando sua ferramenta de blog
A primeira maneira é usar os recursos de seu sistema de blog. O Blogger Beta já permite o uso das tags que, no caso, são chamadas de marcadores. Basta você colocar suas tags no campo para os marcadores e seu post será 'tagueado' com aquelas tags.



Veja mais detalhes na documentação do Blogger.

Para quem hospeda seu site no WordPress a coisa funciona de maneira parecida. Basta colocar as tags (separadas por vírgula) no campo para tags.



Veja mais detalhes na documentação do WordPress.Com.

Colocando as tags na unha
Infelizmente nem todas as ferramentas de blogs são como o Blogger ou o WordPress que já oferecem maneiras de se usar as tags em seus posts, mas isto também não é desculpa para não usar as tags. Você pode usar as tags usando HTML puramente.

Para isto você precisa de colocar links com um formato especial em seu blog. As tags são representadas por links como outros quaisquer, mas que possuem algumas características especiais. São elas:

O link deve conter o atributo rel="tag" para dizer que aquele link tem o significado de uma tag.

A tag é SEMPRE representada pela última parte do path do URL do link e não pelo texto que esta sendo lincado.

O URL destino do link deve levar para uma página que exista e que mostre coisas com aquela tag (pelo menos isto é o que se espera). E este destino não precisa ser o BlogBlogs, ou o Technorati, ele pode ser qualquer local como, por exemplo, o seu próprio blog se ele tiver um página para filtrar os artigos com aquela tag.

O legal é que desta forma os links para as tags podem estar no meio de seu post. Pegando algumas das palavras-chave do post e transformando elas em tags.

Com um exemplo fica mais fácil. Imagine que você esteja escrevendo um artigo sobre o Big Brother Brasil 8 e quer colocar a tag [bbb8] em seu post.

Se você quiser linkar o BlogBlogs o link ficaria assim:


Já para linkar o Technorati o link ficaria assim:


Agora, se você tem um blog no Blogger você ficaria com o seguinte link:


Simples, né? Bom, para deixar a coisa ainda mais completa observe dois três pontos importantes:

1. Os sistemas de indexação ignoram queries (tudo depois do ?) no URL destes links. Ou seja, para que a tag seja corretamente interpretada ela deve aparecer no PATH do URL.

2. Você pode usar TAGs compostas por mais de uma palavra (com espaços). Para isto use o + ou %20 no URL.

3. Observe no exemplo final que o texto linkado não é igual à tag. Bom, isto pode ser feito sem problemas. Para os sistemas de indexação o que vale é o que está no URL do link e não o texto linkado.

Dicas finais
Apesar de alguns sistemas de blogs colocarem em campos especiais dos feeds as tags dos artigos, nem todos fazem isto ou fazem da maneira correta. Assim, para garantir que seu post será corretamente indexado com as tags que você colocou, verifique de que o feed de seu blog inclui o HTML de seu post (carregando assim os links para as tags).

Para saber mais sobre as tags, veja a especificação deste micro-formato ou o meu primeiro post sobre tags no BlogBlogs.

Bom, por hoje é só e espero que este post ajude vocês a utilizarem mais as tags o BlogBlogs.

Fui!!!

Nenhum comentário:

Blink list